bicicleta
Visita Velo-city
Esta manhã, um grupo de participantes da Velo-city, sobretudo estrangeiros, saiu da FIL, onde está a decorrer a conferência, e foi até à Praça de Espanha conhecer um pouco da “Lisboa ciclável” real. Não tardou até, por exemplo, uma pessoa holandesa ter apontado que para atravessar poucos metros um ciclista teria de passar por cinco semáforos. Foi um final de manhã muito produtivo e interessante: perceber como os de fora olham para a nossa infraestrutura ciclável.
Vila Franca de Xira
Peões para um lado, bicicletas para o outro. A ciclovia e passeio ao longo do rio Tejo em Vila Franca de Xira resolve muito bem qualquer conflicto que pudesse existir entre peões e bicicletas com o espaço que é de uns e de outros bem dividido e sinalizado. Impraticável é só o limite de velocidade de 10 km/h imposto. Simplesmente não faz sentido 🚲
Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo
Depois de tantos anos de costas voltas para o Tejo (exceptuando todas as profissões que do rio dependem), estamos finalmente a olhar para este belíssimo legado natural. O Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo, em Alverca, é o primeiro passo.
Ciclovia de Santa Apolónia
A Câmara de Lisboa andou a melhorar algumas coisas na ciclovia de Santa Apolónia – algumas correções eram necessárias, outras ninguém pediu.
Inaceitável 2
Isto é inaceitável e quase inarrável. Em dia de jogo de Sporting em casa, a PSP desvia os automóveis para a ciclovia para que estes possam aceder ao estacionamento do estádio.
A barafunda das bicicletas em Lisboa em 5 GIFs
Provavelmente por desconhecimento do Código da Estrada (que também define as regras para os chamados velocípedes) ou por mera desresponsabilização, é comum ver-se ciclistas a não darem passagem a peões, a não respeitarem a sinalização, a colocarem em risco a sua segurança ou a fazerem um mão uso dos equipamentos da GIRA.
Primeiro-Ministro de bicicleta
Quando encontras o Primeiro-Ministro (yup!) numa ciclovia de Lisboa… 😯 (a partir dos 50 segundos)