Avançar para o conteúdo

Pedro Rolo Duarte entrevistou o Shifter em 2015

Hoje o Shifter faz 4 anos, mas isso fica para outra altura. Falo-vos agora do Pedro Rolo Duarte, jornalista português, um dos melhores do seu tempo, que faleceu ontem. E da entrevista que fez há 2 anos ao Shifter, no seu programa de então na Antena 1, Mais Novos Do Que Nunca.

Podem ouvir aqui, no site do Shifter, ou aqui, na RTP Play.

Os entrevistados foram o João Ribeiro e a Rita Pinto.

Lugar comum, a imprensa em papel está a atravessar momentos dramáticos. Quebras de vendas e de receitas, empresas em reestruturação e com despedimentos à vista, como ainda agora vimos nos jornais Sol e Público, entre outros. E ninguém sabe muito bem como sair deste buraco negro, que não é sequer exclusivo de Portugal. Sabe-se, isso sim, que qualquer saída passa pelo digital, passa pelo online, pela internet; e já vai havendo experiências nesses domínios com algum sucesso. Ora, hoje, no Mais Novos Do Que Nunca fomos atrás de um desses casos, mas um caso especial. Uma revista ou um jornal online, como lhe queiram chamar, feita só por gente muito nova que se foi juntando quase por acaso. Hoje são mais de 40 e vivem com paixão a edição de uma publicação onde não ganham nada, um tostão sequer. Amor à camisola puro e um sonho: crescer ao ponto de poderem viver só do seu projecto.

Pedro Rolo Duarte

A única vez que falámos o Pedro tratou-me como se eu fosse gente e nunca o esqueci. Se calhar devia-lhe ter dito que foi mesmo gratificante ser assim tratado por alguém como ele. Já tinha aprendido que uma página pujada de pronomes é um texto de merda e aprendi mais uma lição sobre a difícil tarefa que é verbalizar tudo o que sentimos. Mesmo que nos pareça pouco é sempre demais o que fica por dizer.

João Ribeiro