Avançar para o conteúdo

Informação Escrita

Fala-se, de tempos a tempos, do desligamento das pessoas da política. Não tem a ver só com números altos de abstenção nos actos eleitorais, mas também com um desinteresse generalizado. Uma das formas de inverter esta tendência passa por simplificar a política, as suas instituições e os seus processos. Fazemos esse esforço no Lisboa Para Pessoas através de explicadores e de um acompanhamento próximo da governação de uma cidade, da Assembleia Municipal ao executivo da Câmara, passando, claro, pelas eleições autárquicas.

Esta semana, analisamos um documento que a Câmara de Lisboa apresenta periodicamente na Assembleia Municipal, permitindo o escrutínio da sua actividade pelos deputados municipais e, em última instância, por todos nós. Chama-se “Informação Escrita do Presidente” e resume toda a sua actividade interna nos últimos dois a três meses – trata-se de um documento muito extenso e algo detalhado, estruturado por cada Direcção Municipal (“departamento”) e que é acompanhado por uma mensagem de resumo do Presidente da Câmara.

Através desta “Informação Escrita do Presidente”, que inclui também a “Informação dos Serviços”, conseguimos saber o que a Câmara de Lisboa andou a fazer – literalmente. No sítio do costume, analisamos e resumimos a mais recente “Informação Escrita do Presidente”, referente ao período de Dezembro a Janeiro.