Avançar para o conteúdo

Ecopista do Vouga em Oliveira de Frades

Quando estiver concluída, a Ecopista do Vouga será um percurso de cerca de 78 km entre Sernada do Vouga (onde há comboio) e Viseu, onde será possível apanhar a Ecopista do Dão – mais 49 km a pedalar até Santa Comba Dão, apanhando aqui o comboio de regresso.

Por agora, cabe a cada município fazer a sua parte da Ecopista do Vouga, que apenas tem troços concluídos apenas em Sever do Vouga, Vouzela e São Pedro do Sul. A autarquia de Oliveira de Frades está neste momento a tratar dos seus 27 km, tendo recuperado o antigo canal ferroviários, tal como os túneis, e estando agora a pavimentar a ecopista. Quando estas obras terminarem, já valerá a pena fazer a Ecopista do Vouga, pois passará a ter uns 30-40 km contínuos a partir de Sernada.

A faltar, ficará a conclusão da ecopista em São Pedro do Sul, a ligação em Viseu à Ecopista do Dão e também o pequeno troço entre a Foz do Rio Mau e o comboio em Sernada (já é fazível hoje em dia mas as suas condições, tal como a sinalética, podem ser melhores).