Hoje, uma boa notícia. A Linha do Vouga, a única linha de via estreita que sobreviveu em Portugal, vai mesmo ser recuperada em toda a sua extensão – isso inclui o troço central entre Sernada do Vouga e Oliveira de Azeméis, que hoje está encerrado devido à sua degradação.
A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público para a reabilitação integral desse troço de 30 km, num investimento de cerca de 5 milhões de euros. A Linha do Vouga tem 96 km, dos quais 14 km já foram intervencionados e 13 estão agora em obra.
A Linha do Vouga está a ser recuperada e não modernizada, o que significa que o traçado vai manter-se e que a velocidade/tempo dos comboios será idêntica à que temos hoje. Mas a reabilitação do troço central é uma excelente notícia!
Actualmente, a Linha do Vouga está cortada ao meio: só funciona entre Espinho e Oliveira de Azeméis, e entre Aveiro e Sernada do Vouga. Quem viva em Oliveira e queira vir para Aveiro, tem hoje de subir até Espinho para apanhar aí Linha do Norte.
Recorde-se que esteve pensado o encerramento total desta Linha durante a altura da troika, depois de uma proposta do Governo de José Sócrates.