As Carreiras de Bairro da Carris são uma importante peça de mobilidade de Lisboa. Percorrem o interior dos bairros da cidade, gerando maior proximidade às infraestruturas mais importantes como as escolas, centros de saúde, mercados e outros meios de transporte público. Servem sobretudo populações mais vulneráveis, como idosos e crianças. Desde 2017 foram implementadas 25 Carreiras de Bairro, em conjunto com as Juntas de Freguesia.
Esta semana, uma grande parte das Carreiras de Bairro foi suspensa – a Carris justificou que, por causa da pandemia, tem colaboradores em isolamento e decidiu, também face à procura esperada, diminuir a oferta de serviços para garantir que o que estivesse programado fosse cumprido. Várias Juntas de Freguesia, no entanto, criticaram a empresa por suspender as Carreiras de Bairro e não se articular com o poder mais local no sentido de, em conjunto, se encontrarem serviços alternativos e as populações não ficarem sem transporte.
Certo é que todas as Carreiras de Bairro vão voltar no sábado. Mas este tema, pela sua importância, mereceu o devido destaque no Lisboa Para Pessoas, em primeira mão.