Avançar para o conteúdo

Nova comunicação

Já tenho pensado nisto e já o disse por aí: a comunicação do novo Presidente da Câmara de Lisboa é muito melhor que a do anterior.

Gosto muito de ver Carlos Moedas a destacar no seu Instagram e Twitter momentos fundamentais da Democracia local, como são as sessões da Assembleia Municipal e as reuniões (públicas e privadas) do executivo da Câmara Municipal. Aproximar os cidadãos destes acontecimentos é importante para a compreensão do trabalho autárquico e para a tão necessária cidadania. Governar uma cidade não se resume a anúncios, inaugurações e conferências.

Outro detalhe de saudar é a publicação das decisões e votações que saem das reuniões do executivo. Esta informação já era pública antes, mas agora é partilhada na secção de “Notícias” do site da Câmara de Lisboa, estando, assim, muito mais acessível aos cidadãos.

Por fim, parece estar a mudar a forma de a autarquia se relacionar com a comunicação social. Não é fácil um jornalista falar com a Câmara de Lisboa ou aceder a informação da cidade. Já tinha dado a sugestão de haver briefings periódicos com a imprensa, onde os jornalistas pudessem colocar questões sobre a cidade, de forma livre ou dentro de um tema. Gostei, por isso, de ver Carlos Moedas a dar uma conferência de imprensa aberta no Web Summit – nunca tinha acontecido. Gostei também de receber, esta semana, um convite para um “encontro com a imprensa”, durante o qual uma vereadora esteve disponível para prestar declarações e responder às dúvidas dos jornalistas.

A comunicação é uma parte muito importante de uma Câmara Municipal e estas melhorias são muito bem-vindas. Nada disto tem a ver com partidos ou campanhas eleitorais. Tem a ver pura e simplesmente com a nossa cidade e com a saúde da nossa Democracia local.