
O Web Summit voltou este ano a Lisboa.
Em 2019, o Tiago Ferreira, um simpático e empenhado jovem fotógrafo que conheci nesse ano, fez esta foto para o Shifter. Nela, aparece Carlos Moedas, então comissário europeu e hoje Presidente da Câmara de Lisboa. Há mais imagens deste género numa galeria que publicámos na altura, com o seguinte título: “Um olhar realista sobre o espectáculo que é o Web Summit”. Um pequeno cheirinho do texto que acompanha as fotografias: “O Web Summit não é mau, nem é bom – é profundamente complexo e paradigmático. Esta fotorreportagem procurou captar essa riqueza, explorando a dicotomia entre o lado mais humano e menos humano do Web Summit.”
Guardo, com um carinho especial, a cobertura do Web Summit de 2019. No Shifter, tentámos desmarcar-nos ao máximo do que outros estavam a escrever e apostámos numa análise crítica, que pudesse interessar mesmo a quem não quer saber do Web Summit. Questionámos se a cerimónia de abertura foi agendada a pensar nos telejornais, falámos sobre o direito à privacidade e, claro, destacámos a presença de whistleblowers no país de Rui Pinto.
Podem encontrar estes e outros trabalhos pesquisando simplesmente por “web summit” no site do Shifter, em 🔗 shifter.pt. Boas leituras!