Avançar para o conteúdo

Bicicletas no Intercidades

Há uns tempos, queria entrar com a minha bicicleta eléctrica no Intercidades que faz Lisboa e Porto e um revisor disse-me que não podia. Já tinha feito inúmeras viagens com aquela bicicleta em comboios Intercidades e, por isso, estranhei. Mas o revisor tinha razão, em teoria.

As bicicletas eléctricas pesam cerca de 25 kg (um pouco mais com a bateria) e o peso máximo aceite nos Intercidades é de 15 kg (ver regulamento no site da CP). Isto acontece porque algumas carruagens, nomeadamente as que circulam no serviço Intercidades na Linha do Norte (Lisboa-Porto/Guimarães/Braga/Valença), têm ganchos que suportam um peso até 15 kg – o que é mais que suficiente para uma bicicleta convencional. No entanto, existem já várias carruagens com ganchos que permitem um máximo de 25 kg, como é o caso dos Intercidades que fazem as Linhas da Beira Alta, Beira Baixa, Alentejo (Lisboa Oriente/Évora) e Sul. Assim, esta regra do peso mencionada no site da CP estará desactualizada e poderia ser mais específica em relação à diversidade de suportes que já existem nos diferentes Intercidades. Por outro lado, há bicicletas que, mesmo pesando mais que 15 kg, ficam apoiadas no piso da carruagem, pelo que tecnicamente não ficam suspensas no suporte, apenas presas para não tombarem. Assim, a questão do peso poderia ser apenas indicativa dos limites do suporte e não uma condicionante em relação ao transporte da bicicleta.

Há um artigo no Lisboa Para Pessoas intitulado “Um guia completo para viajar com a bicicleta na CP” para quem quiser saber mais sobre isto.