Em Aveiro, também há grupos de crianças a irem para a escola de bicicleta. Aliás, foi aqui que nasceu o segundo “comboio de bicicletas” ou “cicloexpresso” do país. Hoje, existem comboios em três escolas, sendo mantidos por vontade e empenho da comunidade, dado que, ao contrário do que acontece agora em Lisboa, não existe qualquer envolvimento da Câmara Municipal.
Além dos cicloexpressos, em Aveiro há uma outra iniciativa muito engraçada. Chama-se SigaPé e, em poucas palavras, é um “comboio” pedonal para a escola. Tal como no de bicicletas, as crianças seguem em grupo acompanhadas por monitores; há um percurso pré-estabelecido, ao longo do qual novas crianças se vão juntando à marcha até à escola.
Nestas duas últimas semanas de Maio, os cicloexpressos e o SigaPé têm estado particularmente activos porque quatro escolas de Aveiro estão a jogar um jogo europeu chamado “A Serpente Pápa-Léguas”. O objectivo é incentivar viagens sustentáveis nas idas para a escola (a pé, de bicicleta, de transportes públicos, boleias…) – as crianças e escolas mais verdes vão avançando na serpente do jogo.