Avançar para o conteúdo

Ecopista do Vouga

Ecopista do Vouga 🚲

Descobrir o país a pedalar. As ecopistas têm um potencial turístico que Portugal parece estar a encontrar agora. Quando concluída, a Ecopista do Vouga vai ter 96 km entre Sernada do Vouga e Viseu, ligando aqui à já existente Ecopista do Dão, com 49 km. Contas feitas, serão perto de 150 km por antigas linhas férreas, entre Sernada e Santa Comba Dão, passando por Viseu.

No futuro, vai dar para continuar o percurso por mais 40 km entre Santa Comba Dão e Coimbra (pela futura Ecovia do Mondego), e entre Coimbra e Figueira da Foz (por dois percursos diferentes: a futura Ciclovia do Mondego e uma futura ecopista no Ramal da Figueira da Foz).

A Ecopista do Vouga fica na antiga Linha do Vouga, que ligava originalmente Espinho a Viseu com um ramal para Aveiro. Hoje liga apenas Espinho a Aveiro, estando interrompida a meio, entre Sernada do Vouga e Oliveira de Azeméis. Para chegar à Ecopista, é apanhar o comboio de Aveiro até Sernada. Infelizmente, junto à estação não existe qualquer indicação para a ecopista. É preciso seguir por uma estrada pouco movimentada até uma localidade próxima chamada Carvoeiro, onde se inicia o percurso com o nome de “Ciclovia do Vouga” (o primeiro troço é não pavimentado). Por agora, estão concluídos cerca de 10 km, mas está em obra o prolongamento desta Ecopista.