Há uns tempos experimentei um destes estacionamentos cobertos para bicicletas que já existem em Lisboa. Através de uma app ou de um código, abrimos a porta e podemos estacionar lá dentro a nossa bicicleta. Depois é fechar a porta e ir à nossa vida. Por agora estes parques (ainda existem poucos e estão em fase de teste) não têm qualquer custo mas no futuro deverão ser pagos.
Ao contrário de outras soluções, estes estacionamentos são muito interessantes porque oferecem muita segurança aos utilizadores. Frequentemente são roubadas bicicletas em Lisboa, tal como acontece noutras cidades do mundo. Mas, tendo a capital portuguesa um perfil declivoso, muitas pessoas optarão por bicicletas mais caras, nomeadamente eléctricas. Deixá-las diariamente na rua, à porta de casa ou do escritório, pode ser arriscado – mesmo com um bom cadeado.
Este tipo de parques cobertos com capacidade para uma dezena de bicicletas e que ocupam o lugar de um automóvel pode contribuir para o aumento da adopção da bicicleta em Lisboa, resolvendo um problema comum: o da falta de soluções de estacionamento seguro à porta.