Avançar para o conteúdo

Dia Mundial da Bicicleta

Foto de Catarina Lopes

Um importante anúncio! A Câmara de Lisboa anunciou hoje um plano ambicioso para humanizar a cidade, criando vários quilómetros de ciclovias temporárias (pop-up), de baixo custo e fácil execução, à semelhança do que tantas outras cidades já estão a fazer.

Lisboa tem neste momento 105 km cicláveis mas ainda não tem uma rede confortável e segurança, faltando ligações estruturantes. Até Julho vão ser adicionados 26 km, incluindo as avenidas, da Liberdade, da Índia, Almirante de Reis, 24 de Julho e Uruguai. Até Setembro serão mais 30 km, incluindo as avenidas de Roma, de Ceuta e Marechal Gomes da Costa. No 1º trimestre de 2021, a rede terá a Avenida Gago Coutinho e a Alameda das Linhas de Torres, por exemplo.

A Câmara vai avançar ainda com dar 100 euros aos estudantes que queiram comprar uma bicicleta convencional e tem outros apoios para bicicletas eléctricas e de carga, válidos para qualquer munícipe e que, no caso das eléctricas, acumulam com os apoios do Governo.

Além da mobilidade ciclável, vai ser feita uma aposta forte na mobilidade pedonal com cerca de 100 intervenções de rápida execução espalhadas pela cidade. Vão ser alargados e desobstruídos passeios, criadas zonas de coexistência e fechadas ao trânsito automóvel durante o fim-de-semana artérias com bastante comércio local como a Avenida da Igreja, em Alvalade.

Boas notícias neste Dia Mundial da Bicicleta! Vamos agora esperar pela concretização disto tudo… Mas tenho a certeza que a criação de infra-estrutura e os incentivos à compra de bicicletas vão dar um empurrão importante e positivo na mobilidade de Lisboa, juntamente com as melhorias pedonais.