Um dos jornais de que mais gosto é o The Guardian e uma das razões é ele mostrar-nos que jornalismo pode ser tanta coisa. Em particular, sobre o tópico “bicicletas”, que tanto me é querido, o The Guardian tem publicado trabalhos muito giros e diferentes dos que estamos acostumados.
Por exemplo, para explicar as vantagens de andar de bicicleta ou os desafios que quem o faz enfrenta diariamente, convidou um artista a fazer uma série de ilustrações. Ora checkem.
Estas são as minhas ilustrações preferidas:
Outro trabalho que me chamou à atenção: para contestar um panfleto de propaganda política que questionava a utilidade das ciclovias, o The Guardian decidiu montar um artigo em que desmitifica 10 questões frequentes sobre o tópico, como ninguém usar as ciclovias, elas serem más para o comércio ou serem desperdício de dinheiro. Acho que é um artigo para ter sempre à mão.
Esse artigo integra aquilo a que o The Guardian chama de “Cycling blog” – ou seja, é um blogue dentro de um jornal – e que tem outros conteúdos bem interessantes.
Gostei especialmente de um que, através de um quiz interactivo, nos desafia a identificar as cidades pelo desenho das suas ciclovias.
Por último, outro artigo que me chamou à atenção foi um de “jornalismo participativo”, em que o The Guardian convida os leitores a partilhar imagens das melhores e piores infra-estruturas cicláveis do sítio onde vivem. Podem ver aqui.