Avançar para o conteúdo

Aeroporto de Coimbra

O PS de Coimbra acha que Portugal, um país tão pequeno, precisa de mais um aeroporto. Em plena crise climática, Manuel Machado, actual Presidente da Câmara e que se recandidata a mais um mandato pelo PS, entende que Coimbra deve ter um aeroporto. É tão absurdo que parece mentira.

Machado prefere pensar num aeroporto em vez de defender com unhas e dentes a manutenção da estação de comboio no centro da cidade (Coimbra-A deverá encerrar em 2023 por causa do Metrobus) ou a transformação de Coimbra-B num grande pólo intermodal, semelhante ao que Aveiro já tem ou ao que o Porto vai ter. Coimbra está a 1h30 de comboio de Lisboa – mais 10 min da estação do Oriente até ao aeroporto. Coimbra está 1h do Porto – mais 45 min até ao aeroporto. Com a futura alta velocidade, Coimbra ficará ainda mais próximo de ambos os aeroportos.

Apostar na aviação em 2021, é um erro absoluto e revela, uma vez mais, que a Câmara Municipal de Coimbra não percebe nada de alterações climáticas e que as suas acções existem apenas no papel, em planos para enfiar na gaveta. Não me surpreende: estamos a falar da mesma autarquia que ainda há bem pouco tempo queria instalar um campo de golfe no leito do Mondego. O PS de Coimbra quer apostar na aviação em vez de olhar para a ferrovia, em vez de tirar os carros do centro da cidade e de dar espaço às pessoas, em vez de pensar num sistema de bicicletas partilhadas, por exemplo. A hipocrisia climática mais uma vez revelada.