mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

Fancy

Das coisas mais enriquecedoras do Lisboa Para Pessoas tem sido conhecer novas pessoas e histórias, como aconteceu com a Catarina e Sheyla. Elas estão a organizar o passeio de bicicleta mais ‘fancy’ de Lisboa… só para mulheres. Uma história que podem ler em lisboaparapessoas.pt 💚

Porque é que um passeio de bicicleta só de mulheres é relevante numa cidade? Porque, apesar de a utilização da bicicleta não depender do género, existem mais utilizadores masculinos a optar por este meio de transporte, pois, por exemplo, mais facilmente arriscam no trânsito.

“O sentimento de conforto em conjunto com a percepção de segurança na utilização da bicicleta, como modo de transporte nas infraestruturas viárias, tem uma maior influência no uso da bicicleta por parte das mulheres”, escreve Mário Meireles, engenheiro, presidente da Braga Ciclável, activista pela mobilidade urbana em bicicleta, na tese de doutoramento que apresentou no ano passado. A presença de mulheres a utilizar a bicicleta como meio de transporte numa cidade tende a indicar que a infraestrutura ciclável dessa cidade é segura. “Deste modo, uma baixa utilização da bicicleta como modo de transporte, pelas mulheres, numa determinada cidade pode ser um indicador de uma infraestrutura desadequada à utilização da bicicleta”, detalha Mário, apoiando-se na literatura.

mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

No Twitter

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Seguir