mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

Lado Negro das Energias Verdes

Depois do “dilema das redes sociais”, o dilema das energias verdes. O Lado Negro das Energias Verdes é um documentário obrigatório que questiona se a transição energética em curso vai realmente salvar o Planeta e, por conseguinte, a Humanidade.

Fala sobre o lítio e os metais raros necessários ao funcionamento das baterias, sobre as minas a céu aberto, sobre as vidas humanas que valem menos que o valor económico da extracção, sobre a promessa de uma nova revolução industrial, sobre o avanço da China, sobre a poluição invisível, sobre o paradoxo da reciclagem da energia verde, sobre a ironia das cidades verdes.

No final, a mensagem que fica é simples e prende-se com o consumo de matérias-primas e de energia: “É urgente repensar a nossa relação com as matérias-primas para acabar por consumir menos energia e extrair menos recursos.”

Ao contrário do The Social Dilemma, este O Lado Negro das Energias Verdes está disponível numa plataforma de streaming aberta e gratuita, a RTP Play. Por isso, é aproveitar!

mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

No Twitter

Instagram

Seguir