mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

Viajar de comboio

Viajar de comboio. Fazer a Linha do Norte a pensar no quão melhor esta linha poderia ser se permitisse que os comboios acelerassem. É que nós até temos um comboio de alta velocidade, o Alfa, capaz de andar a 220 km/h e de ligar Lisboa e Porto em 2 horas.

Mas a infra-estrutura não deixa que o Alfa ande tão rápido; ele até chega a atingir os 220 durante a viagem mas é apenas em alguns troços curtos. Resultado: fazer Lisboa–Porto de Alfa demora quase 3 horas. A diferença em relação ao Intercidades, que faz mais paragens, é um pouco mais barato e em teoria também é capaz de chegar aos 220 km/h, é de apenas 25-30 minutos.

Contas feitas: actualmente, entre os 32 euros que custa o Alfa e os 25 do Intercidades, mais vale os 25 porque a diferença de tempo não vale 7 euros.

Para concluir: a Linha do Norte poderia oferecer uma ligação muito rápida entre as duas maiores cidade do país, e ser uma alternativa competitiva e verde às auto-estradas e pontes aéreas. É que se de carro Lisboa e Porto vão sempre estar a 3 horas de distância, de comboio essa distância pode ser encurtada a 2 horas ou menos. Bastaria modernizar a linha e, já agora, bastaria também modernizar o Alfa para este conseguir chegar aos 250 km/h.

(Fotos e texto de há umas semanas, no aborrecimento saudável de uma viagem de comboio.)

mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

No Twitter

Instagram

Seguir