mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

Instagram verificado

Conseguimos, malta! Temos a nossa conta de Instagram (e a de Facebook também) verificada, ou seja, já temos aquele visto azul junto ao nome 🙌

E vocês perguntam: o que é que isso interessa? Bem, não queríamos o visto azul por estatuto, mas por uma questão democrática. A verificação dá-nos acesso a ferramentas que todos os outros órgãos de comunicação social em Portugal já tinham por terem as suas contas verificadas. Apesar de estarmos todos registados na ERC e de partilharmos as mesmas obrigações legais, não temos nós os recursos para ter uma agência ou alguém que nos represente junto do Facebook/Instagram. Sem isso, não conseguimos sequer entrar em contacto com a tecnológica norte-americana para pedir a verificação e, assim, acesso às mesmas ferramentas que os outros. Achávamos isso injusto e pouco democrático.

Agora que já estamos em pé de igualdade – porque fizemos barulho no Twitter e porque alguém da nossa comunidade decidiu ajudar-nos (muito obrigado!!!) – já podemos colocar links nas Stories do Instagram. Essa era a funcionalidade que mais falta nos fazia neste momento, e que só está disponível para contas verificadas ou contas com mais de 10 mil seguidores. Esta ferramenta é importante porque queremos lançar uma newsletter nas Stories e direccionar os nossos seguidores para os nossos artigos. Ou seja, com o visto azul queremos apenas poder fazer algo que se faz na internet desde os primórdios: linkar.

Como escreveu o João, se espalhássemos populismo barato, já tínhamos mais de 10 mil seguidores no Instagram há bastante tempo, links nas Stories e carta verde para continuarmos a espalhar desinformação. Ele lançou também uma ideia: porque não existir uma coordenação entre as entidades reguladoras como a ERC e as plataformas digitais para agilizar os processos de verificação de contas em cada país. É que o Facebook até tem como norma verificar contas de órgãos de comunicação social, e fá-lo mesmo quando são projectos novos e a começar.

Agora que o nosso Instagram já está verificado, aguardem pelo lançamento dessa newsletter, em breve, no âmbito do #Shifter2020. Vamos chamar-lhe ‘Shift Diário’.

Obrigado a todos os que nos ajudaram a fazer barulho!

mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

No Twitter

Instagram

Seguir