mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

Fundador

The Founder. Bom filme para conhecer a história do fundador do McDonald’s. Passou este domingo à tarde na RTP1. O filme apresenta-nos Ray Kroc, alguém que pegou na ideia de dois irmãos de um restaurante caseiro de hambúrgueres com uma organização de cozinha inovadora e um serviço rápido ao cliente, e a transformou num franchising de sucesso e escalável globalmente – fazendo escolhas que nem sempre agradaram aos irmãos McDonald’s.

A história de Ray Kroc e do McDonald’s fez-me lembrar um pouco a do Facebook, uma ideia que Mark Zuckerberg terá roubado de dois colegas gémeos; e a do WeWork, uma start-up valiosíssima que vende espaços de cowork mas cujo negócio-chave é, tal como o McDonald’s no seu início, um negócio imobiliário. Esta estratégia permitiu a Ray ganhar poder e afastar os irmãos McDonald’s para conseguir gerir o negócio à sua vontade; prometeu-lhes verbalmente 1% dos lucros de forma vitalícia, nunca aconteceu.

A história do McDonald’s é também uma história sobre a América capitalista, sobre o “sonho americano”, onde o dinheiro fala sempre mais alto.

mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

No Twitter

Instagram

Seguir