mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

A pesquisa do Unsplash

Para mim e para muita gente, o Unsplash é dos melhores bancos de imagem gratuitos que por aí existem. É um recurso imprescindível para criadores de conteúdo: há fotos para todos os gostos, e que podem ser descarregadas e usadas à vontade. Vou lá recorrentemente buscar imagens para os artigos do Shifter, por exemplo. E depois o Unsplash não é só um banco de imagem; é toda uma comunidade que se envolve seja publicando as suas fotografias no Unsplash, seja criando apps, ferramentas, plugins… ou outras coisas que acrescentam valor à plataforma.

Eu sou um dos muitos que contribuem com as suas fotografias para o Unsplash, permitindo que outros possam fazer uso dessas imagens no que bem entenderem. Gosto de tirar fotos e acho que algumas delas podem ser mais úteis que ficarem apenas publicadas no Instagram; por isso, coloco-as no Unsplash. Só lá tinha duas, há uns dias meti-me a fazer o upload de mais umas quantas; e eis que noto que uma parte das fotos tinha sido categorizada pelo Unsplash como “approved” e “searchable” enquanto que outras só com “approved”. E é então que esbarro nesta explicação:

Traduzindo: as fotografias que aparecem na pesquisa do Unsplash não são todas as fotos do Unsplash – são apenas aquelas que a equipa humana do Unsplash selecionou. Isso é bom porque permite que os resultados de pesquisa sejam bons, mas também limita o leque de escolha. Para ver as imagens que não aparecem nas pesquisas, é preciso ir aos perfis das pessoas ou navegar pelas Colecções (isto é, as galerias que os utilizadores criam com fotografias de outros).

Já tinha suspeitado que nem todas as fotografias eram pesquisáveis, e acho que o Unsplash deve manter essa política de curadoria humana (em vez de curadoria robótica). Contudo, gostaria que o Unsplash desse às pessoas a opção de todas as fotos aparecerem nos resultados. Um botão, uma espécie de “pesquisa avançada”.Fica a ideia.

mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

No Twitter

Instagram

Seguir