mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

Uma nova forma de Andar

De há uns tempos para cá que passou a ser possível andar nos transportes públicos do Porto, como o metro e os autocarros, sem cartão físico. Com a app Anda, basta encostar o telemóvel ao terminal amarelo e seguir viagem (é preciso ter os dados móveis, o Bluetooth e o NFC ligados). Depois aquilo vai detectar as estações por onde passamos e perceber quando terminamos a viagem (porque sabe onde qual foi a última estação onde estivemos e que não passámos por mais nenhuma a seguir).

Durante a viagem, a interface da app fica verde, indicando que estamos em viagem e que validámos o bilhete. Para o ‘pica’, existe uma página na app que ele com os nossos dados para ele verificar. O pagamento é debitado automaticamente da nossa conta bancária, uma vez que antes de começarmos a usar a app temos de registar o Anda num terminal Multibanco.

O Anda funcionou bem nas duas viagens que fiz. Contudo, há ainda alguns problemas na app como ela nem sempre registar bem as estações por onde passámos; por exemplo, fui do Mercado de Matosinhos até à Casa da Música, mas a última estação que ficou registada foi a de Francos. De resto, a aplicação é boa e evita não só a necessidade de ter um cartão físico carregado, como a de compreender as diferentes zonas dos tarifários.

mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

No Twitter

Instagram

Seguir