mruiandre Mário Rui André

Usam o Facebook?

No início de Novembro, perguntei no Twitter quem usava o Facebook e como. Houve cerca de 270 respostas, 45% das quais disse fazer “aquele scroll rápido” e 31% já deu atenção ao feed; 12% diz ver o News Feed com atenção enquanto que outro 12% diz nunca ter ligado ao feed do Facebook.

Como habitual, a malta do Twitter mostrou-se muito participativa e, reunindo as múltiplas respostas que obtive, há insights muito interessantes sobre a forma como o Facebook é usado. Enquanto que alguns disseram ter apagado a conta, outros mantêm-na mas por razões profissionais.

Também há quem opte por continuar no Facebook mas desinstalando a aplicação do telemóvel; e, neste campo, dizem que a maior dificuldade é lidar com o FOMO, isto é, com o “Fear Of Missing Out”. É que, apesar de tudo, há pessoas e páginas mais activas no Facebook que no Twitter, por exemplo.

Enquanto que alguns culpam o algoritmo do News Feed pelo conteúdo irrelevante que lá se encontra, outros procuram usar ferramentas que o Facebook oferece – como a possibilidade de “unfollow” ou o “See First”, que permite destacar até 10 contas no topo do feed – para melhorar a sua experiência.

mruiandre Mário Rui André

No Twitter

Seguir