mruiandre Mário Rui André

Lembram-se do senhor dos pinheiros de Natal?

Lembram-se do senhor Manel, que há várias décadas vende pinheiros de Natal em Benfica? Na altura em que partilhei a história, não encontrei qualquer notícia ou artigo online sobre ele; mas saiu agora uma breve entrevista no jornal da freguesia.

50 ANOS A VENDER PINHEIROS EM BENFICA

O sr. Manuel Fernandes Monteiro tem 84 anos e “sente” a freguesia de Benfica como ninguém. Viveu, casou e trabalhou em Benfica. Um percurso de vida recheado de histórias e muito trabalho. Um freguês que respira Benfica e só aqui é que se sente bem. Vende pinheiros de Natal junto ao chafariz, na Estrada de Benfica há 50 anos, e faz por gosto, por se sentir bem e principalmente porque lhe “dá saúde!”.

Uma vida de trabalho… Como é que esta aventura começou

Trabalhei em muitos sítios… trabalhei mais de 10 anos numa fábrica aqui em Benfica e 4 anos na construção da ponte 25 de Abril. A ponte foi inaugurada em 1966 e eu trabalhava na Still e depois na Sopol. Estive na empresa de viação Eduardo Jorge e depois andei na venda ambulante nos armazéns da Fábrica Simões, junto à Junta de Freguesia de Benfica…lembro-me como se fosse hoje, as pessoas que trabalhavam lá, mais de 2000 trabalhadores! Na altura, vendia nas avenidas, na Avenida do Uruguai e ainda estive no Mercado de Benfica. Vim para aqui uma vez na altura do Natal e fiquei!

Vem aqui vender pinheiros de Natal há mais de 50 anos? Porquê?

O que me faz vir para aqui todos os anos é o facto de me fazer bem…dá-me saúde! O convívio com as pessoas e es- tar junto delas dá-me alegria. Gosto muito de estar aqui, falar com toda a gente, ver e estar na rua em convívio com todos.

Tem muitas pessoas a comprarem os pinheiros de Natal?

Sim, ainda há muitas pessoas a comprar e que gostam de ter em casa os pinheiros naturais. Também há pessoas que compram os artificiais, mas como estes não há! Os artificiais são vistosos e os olhos atraem, mas estes que tenho aqui são verdadeiros e têm um cheirinho que nenhum tem! É um cheirinho a resina que só os pinheiros naturais têm!

A freguesia de Benfica o que representa para si?

Ai gosto muito de Benfica! Vivi, trabalhei e casei aqui. Tenho aqui os meus filhos, com 58 anos, e agora que tive de mudar de casa, estou ao pé da Pontinha, sinto a falta de tudo. Quando venho para Benfica até choro! Gosto desta gente, de estar na rua, isto dá-me vida e saúde!

Jornal B, Janeiro de 2019
mruiandre Mário Rui André

No Twitter

Instagram

Seguir