mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

The Guardian: “Lol Mark”

E mais um ano chega ao fim com os utilizadores do Facebook a receberem o “seu” vídeo de retrospectiva. O The Guardian decidiu pegar nesses vídeos e criar um para Mark Zuckerberg: “Your Year In Review”.

2018 foi um ano bem sangrento para o Facebook; só nos últimos dois meses, tivemos uma investigação substancial do New York Times e 250 páginas de e-mails e documentos internos – e ainda o bug que terá comprometido  fotos privadas de 6,8 milhões de utilizadores e mais uma investigação do New York Times.

O vídeo do Guardian centra-se, todavia, no caso gigantesco da Cambridge Analytica, que o jornal britânico trouxe a público este ano. É o facto de financeiramente poder fazer e publicar trabalhos como esse que o Guardian celebra numa espécie de “anúncio”. Entre subscrições (mais de um milhão) e donativos, o jornal faz mais dinheiro que com publicidade de marcas.

Entretanto, no Facebook do Guardian é feita também uma restrospectiva de artigos deste 2018 sobre o 2018 de Zuckerberg. Só nas últimas horas foram estes os posts do Guardian com o tema “Facebook”, um indicador de que o escrutínio do império de Zuckerberg está na agenda do jornal:

mruiandre Mário, todavia, Rui, contudo, André

No Twitter

Instagram

Seguir