mruiandre Mário Rui André

Como apagar todos os ‘likes’ do Facebook

Os nossos ‘likes’ no Facebook são o equivalente digital àquelas garagens onde vamos acumulando tudo e um par de botas: coisas de que já gostámos (por exemplo, quando éramos mais novos), tralha que recolhemos por aí com a expectativa de um dia nos poder ser útil e objectos de que ainda usamos. No outro dia, reparei que tinha mais de 4 mil ‘likes’ no meu perfil de Facebook. Ou seja, seguia mais de 4 mil páginas – uma parte delas interessantes para mim; outras completamente irrelevantes (porque raio seguia a Universidade de Berkley ou a Gillete Portugal?!).

Há uns tempos fiz limpezas no Twitter, onde também, de repente, podemos dar por nós a seguir demasiadas contas e a ter um feed demasiado poluído. Um mau feed é uma das minhas principais frustrações ao usar redes sociais. Quanto ao Twitter basta googlar um pouco para encontrarmos uma ferramenta que limpe todos os nossos seguidores ou tweets. Já no caso do Facebook é preciso ir ao código. Googlei e encontrei este artigo no Medium que ensina como apagar todos os nossos ‘likes’ em 2 minutos – podem não ser 2 minutos para quem tem muitos, mas é um método rápido.

É fácil. Primeiro é preciso ir à página de ‘likes’ no nosso perfil.

Quando estiverem nessa página, façam um pouco de scroll só para carregarem mais alguns ‘likes’; de seguida, abram as ferramentas de programador do vosso browser e na consola inseram este código:

// Get hold of all 'Liked' Buttons
var buttons = document.getElementsByClassName('PageLikedButton');

Faz enter e depois coloca isto:

// trigger click on all 'Liked' Buttons, to get unlike popovers
for(let button of buttons){button.click();}

Agora esperem um pouco, o vosso browser pode congelar durante algum tempo, principalmente se tiverem muitos ‘likes’. É que, basicamente, as duas linhas de código que inserimos antes disseram para todos os botões de ‘like’ da página ficarem despertos e abrirem o sub-menu, no qual aparece a opção de ‘unlike’. O browser congela porque pediram a todos os sub-menus para abrirem ao mesmo tempo.

Quando descongelar, coloquem este último pedaço de código na consola:

// Get hold of all the unlike links
var unlikes = document.getElementsByClassName('itemLabel');
// trigger click on all unlike popovers
for(let unlike of unlikes){unlike.click();}

Todos os ‘likes’ que vos apreciam à frente passaram a ‘unlike’. Agora é fazer scroll para mais alguns ‘likes’ carregarem e repetir o processo. Atenção que, detectando vários ‘unlikes’ e ‘likes’ de seguida, o Facebook pode a certo ponto bloquear a vossa conta por precaução, mas basta dar um “OK, está tudo bem, Facebook, não te preocupes” e fica tudo bem.

mruiandre Mário Rui André

No Twitter

Seguir