mruiandre Mário Rui André

Como descarregar vídeos do YouTube usando o VLC

É recorrente descarregar vídeos do YouTube, seja porque preciso de fazer uma série de screenshots (e no VLC é mais fácil fazê-lo), seja porque quero transformar alguns excertos em GIFs. Antes usava um site chamado ClipConverter; para mim, a forma mais fácil e imediata de descarregar os vídeos não só do YouTube, mas também do Facebook, Twitter, etc.

Contudo, recentemente descobri ser possível abrir vídeos do YouTube no VLC e inclusive usar este leitor open-source para fazer download.

1 – abrir o vídeo no VLC

É só ir a File > Open Network. Colar o link do vídeo do YouTube e clicar em “Open”.

File > Open Network

2 – vídeo vai abrir no VLC

Se quiserem, podem usar o VLC para ver o vídeo e inclusive fazer screenshots de forma rápida. Para isso, basta fazer Cmd+Alt+S para aceder à funcionalidade Snapshot (ou Video > Snapshot). A vantagem de fazer os screenshots desta forma é que ficam com a resolução do vídeo e não do monitor do teu computador, logo com a qualidade certa. Além disso, também não há conflictos com poder aparecer o player do YouTube.

3 – copiar e colar o “código” do vídeo

Os vídeos do YouTube têm um URL escondido que dá acesso ao ficheiro do vídeo em vez de à página dele no youtube.com. Basta ir a Window > Media Information, copiar o URL que aparece em “Location”, colá-lo no browser e por fim gravar o vídeo no teu desktop. A qualidade máxima será 720p.

Window > Media Information

Método alternativo

Enquanto escrevia esta publicação, descobri no Reddit um site que de modo extraordinariamente simples (e sem pop-ups incomodativos) permite descarregar conteúdo do YouTube. Só temos de colar o link do vídeo e, em retorno, recebemos links para descarregar na qualidade que queremos (sim, dá mais que 720p). A desvantagem é que o vídeo e o áudio são dois ficheiros distintos. Quer dizer… Pode ser uma vantagem se quisermos só o som. Está disponível aqui.

O site é em questão é uma página branca muito rudimentar
Depois de inserirmos o URL, aparece-nos esta listagem
mruiandre Mário Rui André

No Twitter

Seguir