mruiandre Mário Rui André

A barafunda das bicicletas em Lisboa em 5 GIFs

Lisboa está cheia de bicicletas. O número de ciclistas tem vindo a aumentar e a GIRA, o sistema partilhado da cidade, tem contribuído positivamente para essa mudança. Mas, se é bom ver Lisboa com bem mais utilizadores de bicicleta que há apenas 2-3 anos, menos positivo são os pequenos caos a que vai assistindo aqui e ali. Provavelmente por desconhecimento do Código da Estrada (que também define as regras para os chamados velocípedes) ou por mera desresponsabilização, é comum ver-se ciclistas a não darem passagem a peões, a não respeitarem a sinalização, a colocarem em risco a sua segurança, ou a fazerem um mão uso dos equipamentos da GIRA.

Os GIFs seguintes foram recolhidos de um vídeo do One Cyclist In Lisbon no YouTube e ilustram algumas situações que, no dia-a-dia, enquanto ciclista, me tiram do sério. No primeiro GIF, por exemplo, vemos dois miúdos numa bicicleta GIRA – um deles pendurado nela à frente – no meio da Avenida da República com a ciclovia mesmo ao lado. Supostamente menores de 18 anos não deveriam poder utilizar a GIRA, tão pouco nestas condições.

Com a invasão das duas rodas em Lisboa, automóveis e peões estão a começar a habituar-se aos novos membro. Os conflitos que hoje se vêem entre uns e outros são sinais de uma mudança positiva na dinâmica de mobilidade da capital. Contudo, cabe também à Câmara Municipal não só promover estas novas formas de transporte, criando infra-estrutura e sistemas partilhados, mas igualmente disponibilizar campanhas de sensibilização e criar mecanismos de fiscalização.

mruiandre Mário Rui André

No Twitter

Seguir