mruiandre Mário Rui André

macOS Mojave: primeiras impressões

Uma vez por ano, este cenário tem um sabor diferente:

Instalando…

Instalei o novo macOS Mojave para experimentar o novo modo escuro, explorar as quatro novas apps (nomeadamente o Apple News) e descobrir outras novidades escondidas no próximo sistema operativo do Mac.

O modo escuro é exactamente aquilo que estávamos à espera, com um detalhe interessante. Nas definições, podemos definir uma cor para os menus, botões, etc. Escolhi o amarelo, obviamente.

A Apple removeu todas as integrações com o Facebook, Twitter e LinkedIn do macOS nesta actualização, pelo que, se tinham as contas associadas, da próxima vez que abrirem o Contacts terão a aplicação a perguntar se querem manter os contactos do Facebook no Mac ou apagá-los. Também não há aniversários no Calendar nem formas rápidas de partilhar fotos ou outros conteúdos nas redes sociais a partir do Finder (só podes partilhar através do Messages, do AirDrop, de outro produto da Apple ou de uma que tenhas instalada – por exemplo, tenho o Telegram, por isso aparece-me esse atalho).

Só a Google (e a Yahoo) se mantém no macOS

Outro detalhe que achei curioso neste macOS foi a nova Mac App Store e a secção inteiramente dedicada a apps de programação. Para a Apple aprender a programar é uma valência importante, já sabíamos.

Programação na Mac App Store

O macOS Mojave está disponível para programadores. A versão beta sairá para o público ainda este mês, revelou a Apple na apresentação.

mruiandre Mário Rui André

Mário Rui André

Co-Fundador e Director Operacional do Shifter