mruiandre Mário Rui André

RTP Play

Aquilo que começou como um simples site onde se podia rever os programas que passaram na televisão, tem vindo a tornar-se cada vez mais um canal próprio de conteúdos – uma espécie de “Netflix” da RTP. Hoje, a RTP Play tem séries que não podem ser vistas em mais lado nenhum (como o Appaixonados). Lá também já têm estreado episódios horas antes de irem para o ar na televisão (foi o caso de Terapia, por exemplo).

Mas com 1986, a nova série do Nuno Markl sobre os anos 80, foi feito algo diferente. 1986 vai ter um novo episódio todas as quartas-feiras na RTP1, mas na RTP Play já está disponível a série completa – os 13 episódios. Não é a primeira vez que a RTP lançou todos os episódios de uma série ao mesmo tempo – já o tinha feito com A Criação –, mas fica agora a nota.

Ao disponibilizar uma série completa de uma vez só, a RTP parece estar a seguir a “estratégia Netflix”, respondendo aos novos padrões de consumo de conteúdos, ao mesmo tempo que reforça a relevância da RTP Play enquanto canal de distribuição.

Uma nota: a RTP Play está disponível na web e tem apps para iOS e Android. Seria fixe a qualidade de vídeo do RTP Play ser melhorada (é certo que significariam custos acrescidos); seria também fixe existir aplicações da RTP Play nas boxes das operadoras ou nas Smart TVs.

mruiandre Mário Rui André

No Twitter

Seguir