Avançar para o conteúdo

O ecossistema da Apple

Para mim, o MKBHD é um dos melhores youtubers de tecnologia – sigo também com alguma frequência o Unbox Therapy. Mas a profundidade de análise do MKBHD, toda a estética que aplica nos vídeos e a ponderação a que recorre (a começar pelos títulos dos próprios vídeos – sem clickbait nem letras em maiúsculas) fazem-me preferi-lo a toda a sua “concorrência”.

Aqui está um bom exemplo:

duas formas de falar sobre tecnologia (e as duas coexistem bem):

  • noticiar a nova tecnologia que surge, acompanhando novos produtos, serviços e funcionalidades, etc. É o que faz, por exemplo, o The Verge ou o The Next Web. Estão constantemente em cima das grandes feiras tecnológicas e dos principais eventos de lançamento. Falando das apps que todos usamos, das tendências espontâneas como o Vevo, dos gadgets mais estranhos… Falam da tecnologia de um ponto de vista comercial;
  • aprofundar a tecnologia de hoje e prever a do futuro, explicando conceitos e ideias como a neutralidade da net, a cibervigilância, o ecossistema da Apple, a encriptação, o blockhain ou o código aberto, explicando as tendências do mercado, analisando os produtos de um ponto de vista estratégico (marca) e utilitário (consumidor), alertando para os perigos da tecnologia para um uso mais consciente, etc. A Wired ou o Outline são muito bons neste campo. Falam da tecnologia de um ponto de vista social.

Enquadro o MKBHD no segundo campo. Conseguiu reproduzir o conceito de “long-read” – artigos longos como os que encontramos na Wired e Outline – no YouTube. MKBHD não vai tão longe, abordando questões como a neutralidade da net ou o código aberto, mas também não se limita a analisar equipamentos ou a mostrar novos produtos. A sua série “Explained” explica o que é o Modo Retrato – cada vez mais presente nas câmaras dos telemóveis e em breve na do Instagram –, o que significa o número de megapixels, se é possível colocar um leitor de impressões digitais debaixo do ecrã de um smartphone, etc. São perguntas que muitas vezes não são esclarecidas nos artigos que saem sobre os novos lançamentos.

Vale a pena ver o vídeo a explicar o ecossistema da Apple. Muito completo e elucidativo.