mruiandre Mário Rui André

Sobre o limite de velocidade de 30 km/h

Li alguns comentários contra esta intenção do Governo, mas limitar a velocidade em zonas urbanas para 30 km/h é uma medida boa e necessária. Prioriza as pessoas e pode ajudar a diminuir as mortes e acidentes nas estradas.

Em Lisboa e várias cidades europeias já foram criadas Zonas 30 em bairros residenciais, áreas com muito comércio ou junto a escolas. Por exemplo, em Paris, o objectivo é que 85% da cidade tenha limite de 30 km/h até 2020.

Lê-se no site da Câmara Municipal de Lisboa:

No interior da Zona 30 a sinalização vertical deve ser reduzida ao mínimo, devendo a acalmia de tráfego ser garantida através de alterações físicas no espaço urbano, que conduzam à sua requalificação, tais como: redução da largura da via e aumento do espaço pedonal; introdução de elementos que transmitam a perceção de redução da largura da via aos automobilistas (arbustos/árvores, mobiliário urbano, entre outros); diminuição dos raios de curvatura; descontinuidade no alinhamento do eixo rodoviário; sobre-elevação da via e consequente nivelamento dos atravessamentos pedonais; partilha dos espaços de circulação.

mruiandre Mário Rui André