mruiandre Mário Rui André

Jornalismo e transparência no livro de estilos

Todos os órgãos de comunicação social têm um livro de estilos – um manual que diz como é que os textos são escritos e pontuados, e como é que os artigos são formatados. O Mic decidiu disponibilizar o seu livro de estilos publicamente, “num espírito de transparência”, conforme tweetou Kerry Lauerman, director executivo de notícias do Mic.

“Tornar este documento público tem sido um objectivo meu há mais de um ano, e estou muito contente por finalmente poder fazê-lo”, escreveu Kaitlyn Jakola, director da revisão do Mic. “Este é o documento que orienta a minha equipa todos os dias, pois fazemos decisões difíceis, sempre importantes, e acho crucial que mostremos porquê.”

O Mic é um jovem meio de comunicação social, baseado nos Estados Unidos e orientado para a nova geração – a geração millennial. No rodapé do site é agora possível encontrar um link para o Styles Guide, um documento disponível no Google Docs e que vai estar a ser constantemente actualizado. Além de permitir aos leitores uma maior transparência relativamente a determinadas palavras ou expressões serem apresentadas de determinada forma, este livro de estilos pode servir de inspiração a qualquer meio de comunicação social no mundo.

Uma das partes de que mais gosto neste documento é a secção “Mic words and crucial nouns”, que pode esclarecer rapidamente qualquer redactor ou revisor sobre como é que escrevem palavras populares e comuns no site. Há também uma secção sobre spoilers.

mruiandre Mário Rui André

Mário Rui André

Co-Fundador e Director Operacional do Shifter