mruiandre Mário Rui André

1080p e 4K finalmente disponíveis no Facebook

O Facebook passou a suportar vídeos com resolução Full HD (1080p) ou até mesmo 4K (2160p). É uma boa notícia para criadores de conteúdos (e, claro, anunciantes), que até aqui viam os seus vídeos serem convertidos para 720p.

O suporte para Full HD e 4K chega em boa hora. O Facebook está a lançar nos EUA o Facebook Watch, a sua plataforma de streaming com séries e outros conteúdos originais – como é o caso de Strangers, com o carimbo da VICE, ou de Humans of New York: The Series. Se o Watch ganhar popularidade entre os dois mil milhões de utilizadores do Facebook e der regalarias monetárias que satisfaçam os criadores, pode tornar-se um monstro relativamente ao YouTube. (O Facebook está a testar intervalos publicitários nos vídeos do Watch.)

O Facebook parece estar a investir no Watch, melhorando o produto antes de o lançar em mais territórios. Muitas das séries do Watch estão disponíveis em Portugal, podendo ser encontradas através da pesquisa da rede social. As páginas da séries têm um aspecto diferente: na capa aparece o trailer, juntamente com o logotipo do programa e o número de seguidores; em baixo, uma lista dos episódios. Os conteúdos podem ser vistos no computador e telemóvel, mas também na televisão, através de uma Apple TV ou de uma smart TV da Samsung.

A possibilidade de partilhar em Full HD ou 4K no Facebook é mais um motivo para os criadores se juntarem ao Watch, mas também para publicarem vídeos nos seus perfis e páginas já existentes. Anunciantes e marcas podem também beneficiar de vídeos com maior resolução. É o fim da “ditadura” do 720p na maior rede social do mundo.

Há muito que o YouTube e do Vimeo permitem o carregamento de conteúdos Full HD e 4Kinclusive de resoluções superiores. O suporte para vídeos a 60 fps (frames por segundo), que oferecem imagens mais suaves e que podem ser captados com os nossos telemóveis, continua a ser uma coisa só do YouTube e do Vimeo.

mruiandre Mário Rui André